As paróquias da Região Pastoral III de nossa Diocese se reuniram no último dia 28 de fevereiro, no Centro Pastoral da Paróquia Cristo Libertador em Ipatinga, para um momento de formação dos(as) secretários(as) com presença de quase todas as paróquias. As boas vindas foram realizadas pelo Administrador Paroquial Pe. Emanuel Cordeiro, que acolheu muito bem todos os participantes. A formação contou também com a presença do Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti e dos padres Aloísio Vieira, José Geraldo da Fonseca, Geraldo Ildeo Franco, José Cláudio Teixeira e Pascifal José do Nascimento.

O encontro de formação teve o objeto de dar retorno referente às dúvidas apresentadas quanto às possíveis situações em relação ao Matrimônio e Batismo, contabilidade/financeiro e escrituração. Também foi passado um pouco sobre o acolhimento nas paróquias e a comunicação. A formação teve momentos ricos de bastante conteúdo em referência ao documento 107 nº220, onde fala da “via da caridade” e no nº 221 onde diz “aplicar a lógica da misericórdia pastoral”.

Dom Marco Aurélio agradeceu pela acolhida da Paróquia na pessoa de seu administrador paroquial e diz achar importante o momento de formação, pediu atenção aos  secretários na acolhida de todos que vão atrás de atendimento em qualquer âmbito paroquial. O Bispo Diocesano ainda ressaltou sobre o sistema diocesano de controle interno, que não pode se limitar apenas na parte administrativa e financeira e sim usar todos os recursos que ele dispõe e principalmente nos matrimônios e batizados, que a partir de agora passam a ser obrigatório o lançamento.

Na parte da tarde os participantes se dividiram em grupos para discutir o que foi passado pela manhã e realizar uma breve apresentação a todos.

Foto – Pastoral da Comunicação (Pascom)