Comunidade Divino Espírito Santo

Era um bairro novo, Planalto ll, construído com a ajuda dos moradores, em forma de mutirão, coordenado pela Prefeitura Municipal de Ipatinga, em novembro de 1996 chegavam seus primeiros moradores e aos poucos todas as casas foram abrindo as portas, eram 600 famílias beneficiadas.

O desejo de levar a palavra àquelas famílias nasceu no coração do nosso querido Pe. Buião e da nossa querida irmã em cristo Fátima Eleto, que visitavam constantemente as famílias e muito rapidamente convocou uma reunião com um grupo de pessoas, era 1997 quando aconteceu a primeira reunião na rua 1, na casa de Conceição, onde ficou decidido que teríamos missa de 15 em 15 dias na porta da casa de algum morador do bairro.

A primeira missa aconteceu dia 27 de abril 1997, na casa da Rosimeire rua 3, foram apenas 4 missas nas casas, a última missa foi na casa de Maria Custódia e Sr. José Terceiro, na rua 1 número 140. No mesmo dia eles ofereceram a varanda da casa deles para celebrarmos todos os domingos, tivemos vários colaboradores, como por exemplo Pe. Ernesto. Como celebrávamos em uma varanda, a Eucaristia era buscada todo domingo em nossa comunidade vizinha Nossa Senhora Aparecida, Parque das Águas, de onde tivemos também vários irmãos colaboradores.

Durante os anos 1997 a 2001, continuamos celebrando na varanda de nossos amados irmãos. Neste período também escolhemos o nome de nossa comunidade através de uma votação, onde ficou escolhido Divino Espírito Santo.
Em 2001, começou a luta para conseguir o lote para a construção da igreja, a qual nosso saudoso Isaltino Ventura se entregou totalmente a causa junto aos órgãos públicos para conseguir a troca de um lote que a Paróquia Cristo Rei tinha no bairro Esperança e estava sendo usado pela Copasa, conseguiram a troca e em 40 dias construíram a igreja.
Com a saída do Pe. Jorge, Pe. Agnaldo deu continuidade e no dia 23 de dezembro de 2001, às 19:30 foi celebrada a 1° missa na igreja, ainda semiacabada.

Em 2007, com o empenho de nossa irmã Aparecida Oliveira e José Rodrigues iniciou-se a catequese na comunidade que era apenas o catecumenato, e no próximo ano iniciamos com as outras etapas, foram momentos difíceis, pois não tínhamos salas, e a pequena igreja era dividida em pequenas salas, outros grupos ficavam no pátio da igreja, ou ainda na praça.
Com a chegada do Pe. Francisco Guerra em 2011, ele abraçou a causa, tivemos audiências com o prefeito da época, mas não conseguimos os documentos. E precisávamos de uma igreja maior, pois a cada vez chegavam mais fiéis.

Padre Francisco Guerra saiu e entrou Padre Roberto Gualberto. Começamos a fazer barraquinhas depois das missas, festas, almoços legais e conseguimos arrecadar um pouco de dinheiro para ajudar nas despesas.

Padre Roberto vendo nossa dificuldade em passar a catequese para nossas crianças pediu para fazermos o salão pastoral.

Começamos a obra no final de 2018 e início de 2019, no mês de julho foram feitos 3 salas, 2 banheiros e 1 cozinha. Mas foi preciso construir o 2° piso, devido de a laje ficar vazando, terminando tudo em março de 2020.

Com a saída do Pe. Roberto, Pe. Eugênio assumiu. Propôs que colocássemos o nome do salão como Salão Comunitário Isaltino Ventura.

Festa do(a) Padroeiro(a): Maio Endereço: Rua Um, 10 - Planalto
Ipatinga