Comunidade Nossa Senhora Aparecida

Em 1993 (mil novecentos e noventa e três) iniciou-se o bairro que se chamava Planalto, mudando mais tarde para bairro Parque das Águas. Com o início do bairro muitos moradores foram chegando, alguns lideranças de outras comunidades como dos bairros Caçula, Bom Jardim, Amaro Lanari e demais bairros da cidade de Ipatinga. Foi então que viu-se a necessidade de começarem a comunidade, visto que não tinha igreja no novo bairro.

Juntaram-se em grupo para fazer a primeira missa no Campo de Futebol com o apoio do Padre Ernesto. Após começaram a realizar as missas na casa de bomba da COPASA (Rua Rio Jordão) e então na residência da Neide (hoje zeladora da Igreja) com o apoio continuo do Padre Ernesto.

Então foram formados as pastorais, grupos e movimentos de serviços. Em 1993 foram formados a Catequese, Grupo de Oração e o Grupo de Casais. Mais tarde em 1994 foi criada a Conferencia São João Batista.

Os fiéis juntamente com o padre Ernesto procuraram a Prefeitura Municipal de Ipatinga (PMI) para verificar se tinha um local destinado para ser feita a Igreja Católica do bairro, mas não obtiveram resposta. Então pegaram o mapa do bairro e tinha uma área vaga (hoje é a propriedade da Igreja Católica), sem projeto algum por parte da PMI. Então decidiram juntar em mutirão e construíram a primeira igreja de madeira, no ano de 1995 (mil novecentos e noventa e cinco). Com a igreja construída, o padre Ernesto juntou todos os bebês e crianças da comunidade para batizarem em maio de 1995. Começaram então a realizar as missas na igreja de madeira.

No ano de 1996, foi formado o Grupo de Jovens.

Após 4 anos, a igrejinha de madeira corria o risco de desabar. Os fiéis novamente se reuniram, ganharam o projeto arquitetônico e estrutural para construir a igreja do Maurinho Zanone, feito pelo engenheiro Heyder e o arquiteto Célio. O dinheiro no caixa da comunidade daria para fazer a base da igreja, mas decidiram iniciar a construção da Igreja da comunidade Nossa Senhora Aparecida no mês de agosto do ano de 2000.

Para arrecadarem dinheiro e materiais de construção a comunidade se juntou para realizarem campanhas, festas juninas, desfiles de Rainha da Primavera, almoços, doações, entre outros.

Quando finalizou a cobertura (telhado em estrutura metálica), tiveram que se juntar para pagar o lote a Caixa Econômica Federal. Na época o Bispo Dom Odilon emprestou o valor da entrada do lote da Igreja. Novamente foram promovidas as festas, doações, campanhas para quitar o lote.

Então conseguiu-se finalizar o acabamento por dentro da igreja, como é hoje.Em 2001, foi criada a Conferencia São Marcos, logo no ano de 2002 o Terço dos Homens foi formado. A Legião de Maria e o Apostolado da Oração foram formados nos anos de 2004, no ano seguinte, 2005 instituiu-se a pastoral do Dízimo. E em 2019
formado o Movimento Sacerdotal Mariano. Em nossa comunidade ainda temos as seguintes pastorais, grupos e movimentos de serviços: Liturgia, Coroinhas, Santas Chagas, MESCE e Grupo de Reflexão.

Festa do(a) Padroeiro(a): 12/10 Endereço: Rua Rio Negro, 225 – Parque das Águas
Ipatinga
Coordenador(a): Nery Pimenta Filho Vice-Coordenador(a): Sirlei Alves Rodrigues Pimenta