Comunidade Senhor dos Passos

HISTÓRIA DA COMUNIDADE SENHOR DOS PASSOS

Em 1968, foram entregues as casas, pela COHAB, aos primeiros moradores do antigo “Prato Raso”, dando início à comunidade do nosso bairro, hoje denominado Novo Cruzeiro.

Os moradores foram chegando e, junto com eles, a vida, a história, a cultura, a religiosidade de cada um. Foram se unindo, caminhando juntos, reunindo-se nas casas para as orações em comum.

Com o apoio do Pároco da Paróquia Cristo Rei, Padre José Maria De Man, e, mais tarde, Padre Cícero de Castro, entre 1973 e 1976, as celebrações e reuniões eram feitas nos quintais das casas.

Em 1986, após ganharmos a doação do terreno pela COHAB, foi colocada a pedra fundamental pelo pároco da época, Padre José Miranda, o sacristão Alair e alguns representantes da comunidade, como D. Amélia, D. Carminha, D. Alice, Sr Francisco, D. Vilma, Sr Antônio Abrantes e D. Luzia.

A partir daí, após as celebrações ou missas, que passaram a ser feitas no grupo de tábua, eram feitas barraquinhas, e o que seria vendido era preparado na casa dos moradores.

A comunidade e seus representantes se organizavam cada vez mais, a fim de buscarem recursos e doações junto aos comerciantes, indústria e empresas para a construção da Igreja, já que tinham conseguido o terreno.

Por volta de 1975, formou-se a primeira comissão, pelos representantes como o Sr Edécio, Sr Carlos Alberto e outros, para dar início às obras para construção da igreja. Em 1980, foi colocado o telhado. Em 1981, foram colocadas janelas com tijolos vazados em cerâmica (cobogó).

Em 1981, formou-se nova comissão com o Sr Zizi Raposo e Sr Gildenor. Nesse mesmo ano, começaram as celebrações dentro da igreja, com coroações e uma maior movimentação das barraquinhas, lutando para continuar com a construção da igreja, buscando sempre a unidade e o fortalecimento da comunidade.

Em 1983, criou-se nova comissão com o Sr Antônio Abrantes, Sr Nazaré, Sr Antônio Stoguel, Sra Maria Constância. E a luta continua, pois ainda há muito a se conquistar.

ESCOLHA DO NOME DA COMUNIDADE

A escolha do nome da comunidade se deu por volta de 1975, com a primeira comissão. Sr Edésio, presidente, foi se aconselhar com D Amélia para escolha do padroeiro. Quando chegou à sua casa, ela estava em oração por seu filho. D Amélia disse que estava em oração ao Senhor dos Passos naquele momento. Ele, então, não teve dúvida. E quando sugeriu aos outros, todos perceberam o sinal de Deus e concordaram. A partir daí, deu-se início à Comunidade Senhor dos Passos. Nossa Senhora, juntamente com seu Filho Jesus, tem mantido firmes, unidos e atuantes as pessoas dessa comunidade.

A certeza desta graça é que até hoje nos mantemos firmes à tradição das barraquinhas e das coroações por todo mês de maio. E, mais ainda, temos experimentado muitas graças com as nossas novenas, que há 12 anos, ininterruptamente, mantém-nos unidos em orações.

Endereço: Rua. São Clemente, 32 – Novo Cruzeiro
Ipatinga
Coordenador(a): Sandra de Assis Oliveira Rua Vice-Coordenador(a): Giovane Andrade Vilarino