A Paróquia

Criação: 11 de fevereiro de 1963
Instalação: 31 de março de 1963

Com o crescimento da cidade de Ipatinga, exigiu-se também que a igreja se organizasse melhor. Devido a distância entre o bairro Horto, sede da paróquia, e da vila que rapidamente se desenvolvia, o Bispo Dom Marcos Antônio de Noronha optou pela criação de uma nova paróquia mais no centro da cidade, apos várias pesquisas e consulta aos fiéis.

Nascendo assim a nova paróquia de Ipatinga, “Cristo Rei”, no dia 11 de fevereiro de 1963, abrangendo quase toda cidade: o que hoje é Paróquia Nossa Senhora Aparecida – B. Iguaçu, Paróquia Cristo Libertador – B. Canaã e Paróquia Sagrada Família – B. Caravelas e destas tiveram origem as demais paróquias.

O primeiro pároco, o Padre João de Oliveira, tomou posse no dia 31 de março de 1963. Juntamente com ele trabalhou o Padre José Maria De Man, mais conhecido como padre De Man, e mais tarde, Padre Geraldo Barreto Trindade. No final de 1966, assumiram a paróquia, com a Congregação dos Monfortinos, os padres Alberto Desfreche e Horário. Esses padres ficaram apenas um ano e, em 07 de novembro de 1967, Padre Cícero de Castro assumiu a Paróquia Cristo Rei e a coordenação do “Zonal Três”. Padre Cícero ficou até dezembro de 1973, quando faleceu. A Paróquia ficou sem pároco de dezembro de 1973 a fevereiro de 1974, quando novamente, no dia 03 de fevereiro de 1974, tomou novo ânimo e rumo com Padre José Miranda.